Autora: Isabel Regina Augusto

Síntese: Como no conto persa As Mil e Uma Noites, no qual a rainha Xerazade entretém o rei com histórias fantásticas para preservar a própria vida, com os remakes o cinema (re) conta suas próprias histórias para continuar vivo e vibrante. Ao entrar em sua terceira fase, ele é invadido por uma onda avassaladora de revival, com uma profusão de remakes. “O mesmo que é um outro”, um produto estético de mercado, que responde ao desejo do ser humano de ouvir contar as mesma história ao mesmo tempo igual e diferente, mas também ao impulso criativo e transformador da humanidade. Geralmente lido como redução, na verdade mostra a abertura sempre possível a interpretações de historias que se tornam parte do patrimônio da cultura mundial. Este livro, fruto da dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Comunicação da Universiade de Brasília (UnB), traz análise comparada de remakes hollywoodianos de três filmes originais europeus, de três nacionalidades distintas: italiana, francesa e alemã: Scent of Woman de Martin Brest (EUA, 1992) de Profummo di Donna de Dino Risi (Italia, 1974); The Assassin: the Point of no Return de John Badham (EUA, 1993) do original Nikita- La Femme Nikita de Luc Besson (França, 1990); e City of angels de Brad Silberlling (EUA, 1998) sobre Asas do Desejo de Wim Wenders (Der Himmel Über Berlin, Alemanha-França, 1987). São observadas pela autora as operações realizadas pelo ramaker, esse diretor especial que, mudando formas transforma sentidos, num fenômeno de canibalismo midiático.

Editora: Bonecker/EdUnifap