Autores: Ariane PEREIRA, Iluska COUTINHO

Síntese:
Transformar as pesquisas apresentadas no IJ que versassem sobre o tema central do Congresso, encorpadas, em ebook. Essa foi uma das propostas colocadas em prática pela Diretoria Científica da gestão 2014-2017 da Intercom. Assim, apresentamos o segundo livro da série: Comunicação, memória e historicidades – Olhares de pesquisadores em formação nos 40 anos da Intercom. O livro é dividido em três partes: “Comunicação, memória, historicidades e política”, que tem seis artigos; “Comunicação, memória, historicidades, sujeitos e subjetividades”, composto por quatro papers; e “Comunicação, memória, historicidades – visadas para a área”, da qual integram cinco textos. As reflexões são múltiplas e heterogêneas, como múltiplo e heterogêneo é o campo da Comunicação – seus olhares teóricos e objetos, como múltiplo e heterogêneo é o perfil do estudantes de graduação. Aqui temos pesquisas que se voltam para a fotografia, para o jornal, para a charge, para a chamada mídia alternativa, para o jornalismo de revista, para a publicidade, para a comunicação empresarial; para fenômenos nacionais e estrangeiros; preocupam-se com economia, política, história, questões raciais, de gênero e identitárias, moda; baseiam em Teorias da Comunicação e do Jornalismo, Semiótica, Análise do Discurso… Enfim, olhares plurais de 20 pesquisadores em formação, 11 professores-orientadores, oriundos de nove diferentes instituições de Ensino Superior, localizadas em cinco estados de quatro regiões brasileiras.

Editora: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação